Trabalhos científicos

A entrega de trabalhos científicos em eventos médicos é fundamental para o avanço da medicina, pois permite a disseminação de novas pesquisas, aprimoramento de práticas clínicas e troca de conhecimento entre especialistas.

Além de contribuir para o desenvolvimento científico, a apresentação de estudos fortalece a credibilidade dos profissionais, amplia oportunidades de networking e estimula discussões que podem levar a inovações no setor.

Participar ativamente desses eventos também possibilita maior reconhecimento na comunidade médica e impulsiona a evolução da especialidade, beneficiando tanto os profissionais quanto os pacientes.

REGULAMENTO PARA TEMAS LIVRES

3º CONGRESSO DE MEDICINA GERAL DA AMB CMG-AMB 2025

Data: 24 a 26/07/2025

Local: Distrito Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo – SP, 02012-021)

Prazo para envio/submissão: 30/04/2025

Sistema oficial do congresso, na área Trabalhos:

VISITAR SISTEMA

Data da resposta dos trabalhos aprovados: 26/06/2025

Apresentação oral:
Dia da Apresentação: 24 e 25/07/2025 (a ser definido de acordo com a agenda)
Horário: a ser definido
Local: Distrito Anhembi durante o congresso

Pôsteres digitais:
Prazo para envio do e-poster: 10/07/2025 exclusivamente pelo site do congresso
Dia da Apresentação: 24 e 25/07/2025 (a ser definido de acordo com a agenda)
Horário: a ser definido
Local: Distrito Anhembi durante o congresso

Premiação dos trabalhos aprovados: 26/07/2025 durante a Cerimônia de Encerramento do Congresso

Importante: Caso o trabalho seja aprovado, para apresentação no congresso é necessário que pelo menos 1 (um) dos autores responsáveis esteja inscrito no evento.
O pagamento da inscrição deverá ser realizado até 29/06/2025.

Informações importantes

Os interessados deverão encaminhar o trabalho para análise e avaliação da Comissão Científica seguindo todas as orientações abaixo:

A inscrição do resumo do trabalho implica em:
  • Concordância do autor e dos coautores com as normas éticas estabelecidas pela Comissão Científica;
  • Compromisso com a veracidade do conteúdo, sendo de inteira responsabilidade dos autores;
  • Cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a apresentação da aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética no Uso de Animais;
  • Autorização para sua divulgação ou reprodução, por meio impresso ou eletrônico, em publicações de responsabilidade da AMB, bem como em todos os meios de comunicação, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.

Instruções gerais

  • Não há limite de trabalhos por autor;
  • Cada trabalho poderá ter ao menos 1 (um) autor e no máximo 7 (sete) coautores, cujos nomes poderão ser inseridos na ordem desejada;
  • Serão aceitos apenas trabalhos em Língua Portuguesa em vigência no Brasil;
  • Não poderá haver, no texto, identificação de nenhuma Instituição ou Serviço envolvido nos trabalhos;
  • Os resumos dos trabalhos científicos que já tenham sido publicados em periódicos de qualquer natureza não serão aceitos;
  • É imprescindível a atenção às regras para preparação dos resumos. Os trabalhos que não estiverem dentro das normas serão reprovados.
1. INSCRIÇÃO
  • Os resumos deverão ser enviados exclusivamente pelo site oficial do Congresso, na área Trabalhos: https://abev.iweventos.com.br/evento/cmg2025/home
  • O sistema estará disponível de 20/02/2025 a 30/04/2025.
  • A AMB e a Comissão Organizadora do 3º CMG-AMB 2025 não serão responsáveis por eventuais custos e despesas (inscrição, deslocamento, hospedagem, refeição etc.) de inscrição ou outros custos gerados;
  • Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em casos de não aprovação do trabalho, desistência ou ausência no Congresso.
PASSO A PASSO

  • Acesse a área restrita através do menu [Meu Login], fornecendo seu login e senha cadastrados no momento da inscrição. Novos menus serão exibidos;
  • Clique no botão [Incluir trabalho];
  • O autor responsável deverá preencher os campos solicitados no formulário online;
  • Antes de submeter o resumo, é importante revisá-lo atentamente. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio de resumos;
  • Após a submissão do resumo, um e-mail automático será enviado para o autor que submeteu o trabalho, confirmando as informações cadastradas;
  • Para novos acessos à web, basta informar LOGIN e SENHA;
  • Caso tenha esquecido, utilize a opção “Lembrar Senha”, no topo da página.
2. TEMAS

  • ACUPUNTURA
  • ALERGIA E IMUNOLOGIA
  • ANESTESIOLOGIA
  • ANGIOLOGIA
  • CARDIOLOGIA
  • CIRURGIA CARDIOVASCULAR
  • CIRURGIA DA MÃO
  • CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO
  • CIRURGIA DIGESTIVA
  • CIRURGIA GERAL
  • CIRURGIA ONCOLÓGICA
  • CIRURGIA PEDIÁTRICA
  • CIRURGIA PLÁSTICA
  • CIRURGIA TORÁCICA
  • CIRURGIA VASCULAR
  • CLÍNICA MÉDICA
  • COLOPROCTOLOGIA
  • DERMATOLOGIA
  • ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA
  • ENDOSCOPIA E ENDOSCOPIA DIGESTIVA
  • GASTROENTEROLOGIA
  • GENÉTICA MÉDICA E GENÔMICA
  • GERIATRIA E GERONTOLOGIA
  • GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA
  • HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA
  • HOMEOPATIA
  • INFECTOLOGIA
  • MASTOLOGIA
  • MEDICINA DE EMERGÊNCIA
  • MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE
  • MEDICINA DO EXERCÍCIO E DO ESPORTE
  • MEDICINA DO TRABALHO
  • MEDICINA DO TRÁFEGO
  • MEDICINA FÍSICA E REABILITAÇÃO
  • MEDICINA INTENSIVA
  • MEDICINA LEGAL E PERÍCIA MÉDICA
  • MEDICINA NUCLEAR
  • MEDICINA PREVENTIVA E SOCIAL
  • NEFROLOGIA
  • NEUROCIRURGIA
  • NEUROLOGIA
  • NUTROLOGIA
  • OFTALMOLOGIA
  • ONCOLOGIA CLÍNICA
  • ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA
  • OTORRINOLARINGOLOGIA
  • PATOLOGIA
  • PATOLOGIA CLÍNICA / MEDICINA LABORATORIAL
  • PEDIATRIA
  • PNEUMOLOGIA E TISIOLOGIA
  • PSIQUIATRIA
  • RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
  • RADIOTERAPIA
  • REUMATOLOGIA
  • UROLOGIA
3. MODALIDADES

  • ESTUDO ORIGINAL: resultante de pesquisa científica, que apresentem dados originais quantitativos e/ou qualitativos, com análise pertinente;
  • REVISÃO SISTEMATIZADA: resultante da compilação de resultados de estudos independentes, com metanálise ou não; não serão aceitas revisões narrativas da literatura (sem sistematização);
  • RELATO DE CASO OU SÉRIE DE CASOS: dados descritivos de um caso clínico ou grupo de até 15 casos, em humanos, explorando um método ou problema de interesse, como doença ou evolução incomum ou utilização de tratamentos inovadores ou alternativos.
4. INSTRUÇÕES PARA PREPARAÇÃO DE RESUMOS
  • O título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado;
  • O texto do resumo não deve exceder 2.500 caracteres com espaços.
  Os resumos na modalidade ESTUDO ORIGINAL devem ser estruturados em:
  • OBJETIVO (coerente com título e metodologia apresentados);
  • MÉTODOS (claros e concisos, devem incluir: o desenho do estudo, critérios de inclusão e exclusão, períodos relevantes, variáveis estudadas e análise dos dados);
  • RESULTADOS (devem corresponder aos objetivos do estudo);
  • CONCLUSÃO (concisa, de acordo com o objetivo do estudo e resultados apresentados);
  • PALAVRAS-CHAVE: é obrigatório incluir no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave em conformidade com o DECs ( https://decs.bvsalud.org/ ) e/ou Mesh ( https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh/ ).
  Os resumos na modalidade REVISÃO SISTEMATIZADA devem ser estruturados em:
  • OBJETIVO (coerente com título e metodologia apresentados);
  • FONTE DE DADOS (descrever as fontes de dados examinadas, com datas, termos de indexação e limitações);
  • SELEÇÃO DE ESTUDOS (Especificar o número de estudos revisados e os critérios empregados na seleção);
  • COLETA E ANÁLISE DE DADOS (Resumir a conduta utilizada para extrair os dados e como ela foi usada);
  • SÍNTESE DE DADOS (Expor os resultados principais da revisão e os métodos empregados para obtê-los);
  • CONCLUSÃO (concisa, de acordo com o objetivo do estudo e resultados apresentados);
  • PALAVRAS-CHAVE: é obrigatório incluir no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave em conformidade com o DECs ( https://decs.bvsalud.org/ ) e/ou Mesh ( https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh/ ).
  Os resumos na modalidade RELATO DE CASO ou série de casos devem obrigatoriamente ser estruturados em:
  • CONTEXTO (breve, com exposição do tema, e a justificada da descrição do mesmo e/ou sua contribuição do assunto);
  • DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS (claro e conciso, deve incluir as características mais significativas do indivíduo ou grupo para a doença e/ou tratamento em questão);
  • COMENTÁRIOS (concisos, com destaque para a contribuição prática do relato e o que já existe na literatura);
  • PALAVRAS-CHAVE: é obrigatório incluir no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave em conformidade com o DECs (https://decs.bvsalud.org/) e/ou Mesh (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh/).
 
  • Os resumos devem ser escritos em texto corrido, sem figuras, tabelas, gráficos, DISCUSSÃO ou REFERÊNCIAS;
  • O item CONTEXTO não deve constar dos resumos nas modalidades ESTUDO ORIGINAL e REVISÃO SISTEMATIZADA;
  • A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto. Caso isso ocorra, o trabalho será REPROVADO;
  • O conteúdo do resumo deve estar relacionado ao tópico escolhido;
  • Não deverão ser incluídas referências bibliográficas na submissão eletrônica; sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas;
  • Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos do modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, os autores devem apresentar resultados preliminares, ou se é um estudo em andamento, por exemplo;
  • Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos das drogas, escritos em letras minúsculas.
  • Favor incluir os nomes dos autores completos sem abreviações;
  • As afiliações institucionais também devem ser incluídas por extenso. Não inclua as abreviaturas das instituições.
  • Em nenhum momento a equipe do Congresso poderá fazer quaisquer alterações nos trabalhos enviados. Desta forma solicitamos total atenção do relator no momento da submissão de seu trabalho.
5. AVALIAÇÃO E APROVAÇÃO
  • A Comissão Científica reserva-se o direito de somente analisar os trabalhos que sigam as normas estabelecidas e solucionar eventuais controvérsias surgidas no processo de avaliação e classificação dos trabalhos;
  • Ao enviar o trabalho para seleção, os autores/coautores autorizam a Comissão do congresso a publicar ou divulgar o trabalho em todos os meios de comunicação, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral;
  • O conteúdo e avaliação serão CONFIDENCIAIS;
  • A análise dos trabalhos é muito criteriosa, realizada com expertise nos temas. Portanto, a decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e não será revista;
  • Toda a comunicação do congresso referente ao trabalho será direcionada ao autor correspondente, que se responsabilizará em repassar as informações aos outros autores/coautores;
  • O julgamento dos resumos enviados será realizado pela Comissão Científica do 3ºCMG – AMB 2025;
  • O autor responsável pela inscrição do resumo do trabalho aceito receberá os comunicados devidos por e-mail. Portanto, o e-mail utilizado deve ser um com acesso frequente;
  • Os resumos aprovados serão divulgados no site do 3º CMG – AMB 2025:
    Congresso de medicina
    com as informações necessárias para apresentação;
  • Os resumos nas modalidades ESTUDO ORIGINAL e REVISÃO SISTEMATIZADA serão julgados para aceitação de acordo com os critérios: originalidade, clareza da redação, desenho do estudo, tamanho da amostra, análise dos dados, conclusão e relevância;
  • Os resumos na modalidade RELATO DE CASO OU SÉRIE DE CASOS serão julgados para aceitação de acordo com os critérios: originalidade, clareza da redação, contexto, análise da descrição e relevância;
  • As avaliações serão CONFIDENCIAIS.
6. INSTRUÇÕES AOS TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO

APRESENTAÇÃO ORAL
  • Os 20 melhores trabalhos serão selecionados para apresentação oral.
  • Tempo de apresentação: a apresentação oral deverá ser feita em 8 (oito) minutos, havendo mais 2 (dois) minutos para discussão. As apresentações acontecerão na Arena Científica do Congresso;
  • O apresentador deve preparar sua apresentação através de slides (PowerPoint) e comparecer com antecedência de 1 hora ao Mídia Desk específico da Arena Científica para salvar o arquivo no sistema;
  • O autor apresentador deverá usar o slide padrão do evento para elaborar a apresentação, que deverá conter: Introdução, Material e Métodos, Resultados/Discussão e Conclusão. Figuras, tabelas e gráficos são bem-vindos;
  • Caso nenhum dos autores compareça ao evento, a apresentação será cancelada e não será emitido o certificado;
  • Informações sobre dia e horário da apresentação serão disponibilizados na carta de aceite e no site do congresso.
  • Os trabalhos deverão ser apresentados em data e horário previamente estabelecidos, não sendo permitidas alterações.

PÔSTER ELETRÔNICO (E-PÔSTER)
  • Após o recebimento do Termo de Aceite do trabalho, enviado pela Comissão Científica, o autor responsável pela submissão deverá enviar o e-pôster para apresentação durante o evento.
  • A opção para envio do e-pôster ficará disponível na área restrita do autor responsável pela submissão, no site do Congresso.
  • O prazo para envio do e-pôster é até 10/07/2025 – exclusivamente pelo site do Congresso. O sistema ficará aberto até as 23:59 – Horário de Brasília.

INSTRUÇÕES PARA CONFIGURAR SEU TRABALHO USANDO O POWER POINT:
  • Baixe o template oficial do Congresso, disponível no site do evento;
  • Crie uma apresentação em PowerPoint com um único slide;
  • Configuração da página: clique em design – tamanho do slide – tamanho do slide personalizado. Largura 15,752 cm x 28,002 cm (largura x altura). Orientação retrato.
  • Clique em Salvar Como e na opção Tipo, opte por formato PDF.
  • Não há exigência quanto ao número de caracteres, cores ou fontes. Podem ser incluídas figuras e gráficos.
  • Tipo de fonte e tamanho de letra sugerido: Arial ou Calibri, tamanho mínimo 16 para o título, 8 para conteúdos gerais e referências.
  • O título do E-Pôster deve ser idêntico ao do resumo. Abaixo do título deverá estar o nome dos autores e suas respectivas instituições. Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula.
  • Colocar o número do Pôster (Campo ID – quatro dígitos fornecido pela organização do congresso), de tamanho de fácil visualização, no canto superior ESQUERDO.

ATENÇÃO: Revise atentamente se as informações do trabalho estão corretas, se o arquivo corresponde ao trabalho que irá enviar e se o formato solicitado para envio está correto (PDF). Alterações não serão permitidas após concluir o envio. O autor ou coautor, que submeteu previamente o resumo através do site, é responsável pela entrega pontual e formato adequado. A organização do congresso não se responsabiliza por arquivos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação. Após o congresso, o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante participação no evento e exposição do trabalho).
Prazo de envio: 10/07/2025 – exclusivamente pelo site do congresso.
7. PRAZOS

  • O resultado dos trabalhos aprovados será divulgado no site do Congresso, no menu “Temas livres” no dia 26/06/2025;
  • O autor, ou ao menos um dos coautores do trabalho, precisa confirmar o pagamento de sua inscrição até 29/06/2025.
8. PREMIAÇÃO

  • APRESENTAÇÃO ORAL
    • Serão premiados os 3 (três) melhores trabalhos dentre aqueles submetidos à apresentação oral.
    • A divulgação dos ganhadores e a premiação acontecerão durante a cerimônia de encerramento do evento, em 26/07/2025.
    • Os prêmios para os 3 (três) melhores temas livres serão assim distribuídos:
      • 1º lugar: R$ 10.000,00 (dez mil reais) + Certificado Especial
      • 2º lugar: R$ 5.000,00 (cinco mil reais) + Certificado Especial
      • 3º lugar: R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) + Certificado Especial

  • E-PÔSTER
    • Serão premiados os 3 (três) melhores e-pôsteres apresentados.
    • A divulgação dos ganhadores e a premiação acontecerão durante a cerimônia de encerramento do evento, dia 26/07/2025.
    • Os prêmios para os 3 (três) melhores e-pôsteres serão assim distribuídos:
      • 1º lugar: 1 (um) exemplar do Tratado de Medicina Geral da AMB + inscrição gratuita no 4º CMG – AMB + Certificado Especial;
      • 2º lugar: Inscrição gratuita no 4º CMG – AMB + Certificado Especial;
      • 3º lugar: Certificado Especial;
9. CERTIFICADO

  • Após o evento, será disponibilizado no site do Congresso, o certificado eletrônico do trabalho aprovado. O acesso ao certificado deverá ser feito pelo autor responsável pela submissão do trabalho, mediante sua participação presencial no evento.
  • Para imprimir ou fazer o download do PDF, o autor deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.
  • Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado, constando o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome de todos os autores cadastrados na ordem informada no momento da submissão.
  • Para as apresentações orais, será emitido o certificado do(a) apresentador(a).
  • Atenção: todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificados, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor; portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou o nome dos autores após a data limite para envio dos resumos de trabalhos.
  • Importante: os certificados NÃO são enviados diretamente para o e-mail do congressista.
  • Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha participado do evento, um dos coautores (que tenha participado do congresso) poderá solicitar certificado pelo Fale Conosco no site do Congresso.